Voltas na calçada.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012



Sonhei com a infância no Brasil. Minha infância de “Sítio do pica-pau amarelo”, no sítio dos meus avós,  lugar onde todos os finais de semanas e férias, eu, meu irmão e meus primos, criávamos aventuras incríveis dentro de um mundo mágico e cheio de poderes sobrenaturais. 


O sítio era o mundo onde existiam portais para outros planetas, monstros, fadas, fantasmas, anjos e o bicho que tínhamos mais medo: O bicharraco. O bicharraco foi inventado pela minha avó, para que entrássemos na casa quando estava para escurecer e ela já havia gritado dez vezes, ouvindo sempre como resposta "mais um pouquinho", "já vai"... Então ela gritava - Olha o bicharraco! - e nós voávamos para dentro, com medo até de olhar pra trás.


E mesmo com um sítio enorme para correr e se aventurar, um dos nossos lugares preferidos era a calçada da casinha do sítio.

Em meu sonho, lá estava eu, na casinha cercada com uma grande calçada, onde costumávamos correr e brincar o dia todo. Eu adulta, como se tivesse viajado no tempo, ouvi de dentro da casa uma música familiar, de pneu de plástico e de borracha, misturado a gritos e risadas, dando voltas e voltas na casa. Ao sair, que supresa! Eramos nós, as crianças do sítio, com velotróis, carrinhos de pedal e bicicletas, brincando de viajar pelo mundo em voltas infinitas na casa do vô Noé.

Um sorriso correu-me pelo rosto, de lado a lado, o coração se encheu com uma ternura infantil, senti cheiro de mato e orvalho, senti a leve brisa do entardecer, vi borboletas e vagalumes, fiquei tão emocionada que quis tirar uma foto para guardar aquele momento, que eu sabia, um dia ia se perder. Aquelas crianças cresceram, as bicicletas e velotróis se foram e o sítio não é o mesmo...

Porém, antes mesmo de ter tempo para tirar a foto, fui acordando do sonho, fui sendo puxada de volta a realidade e, mesmo apertando os olhos para que não abrissem, as imagens foram-se escurecendo até sumir num manto negro, até que nada mais me restasse além de abrir os olhos e deixar uma pequena lágrima correr para fora dos meus olhos.

Fiquei em parte triste por não poder mostrar a calçada original – estrada eterna das nossas viagens imaginárias – aos meus filhos, em parte feliz por matar as saudades daquelas crianças que fomos um dia.

O importante em tudo isso é que a casinha está guardada dentro de mim e nas calçadas da vida a gente da muitas voltas e acaba voltando, vez ou outra, ao lugar onde partimos. As voltas da vida só andam em um sentido,  mas - assim como o mundo, que é redondo - surgem pequenas chances de darmos aquela olhadela no passado, para sentir a saudade gostosa e querer tirar uma foto mental.

Sonhar com o sítio é sempre uma viagem no tempo, são sempre meus sonhos mais reais, os que tem cheiros e gostos, os que tiram lágrimas assim que eu acordo. Eu só posso ser muito grata por essa infância tão encatadoramente real, por ter existido um lugar mágico onde ainda posso visitar em sonhos.

Saudades da infância, saudades do sítio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...