Acorda Hungria!

terça-feira, 24 de julho de 2012




E enquanto o barco segue em frente no Danúbio, os húngaros seguem olhando para trás...

Amo a Hungria e adoro os húngaros, antes de mais nada, para deixar bem claro, mas as vezes eles  são criaturas bem estranhas e me deixam louca... Esse texto é apenas um desabafo e eu o fiz justamente porque sinto-me parte da Hungria, já tenho essa terra em tanta estima que começo a me revoltar e ficar indignada com certas atitudes.

Falando só um pouquinho sobre um defeitinho dos húngaros, algo que é impossível não notar e as vezes me incomoda muito: eles não conseguem enxergar o que têm. Claro, estou generalizando, existem os que dão valor e conseguem olhar para frente, como meu marido, porém, a esmagadora maioria age da seguinte forma:

A Hungria é uma terra injustiçada e os outros países sempre tem mais. Por que os outros tem mais que a gente?

Sobre a Hungria ser uma terra sofrida e injustiçada, é verdade que já sofreu muito, esteve no meio de todas as guerras, perdeu território, passou pelo comunismo... Mas nunca teve vitórias? Eu não ouço falar das vitórias.

Dentre as muitas coisas que passaram, está lá a vitória contra os turcos, as conquistas, as milhões de invenções, o povo húngaro é muito inteligente e muitas das coisas que usamos no dia a dia são invenções deles. Alguém daqui de dentro comenta isso? Não!

Mas as histórias do que eles sofreram, essas sim, são lembradas. Um hungaro de coração, tem que sofrer pelo país! Por quê? Não seria bom lembrar e comemorar o que se tem de bom ao invés de ficar chorando sobre o que se perdeu?

Eu vejo da seguinte forma, é como se fosse um filho que só vê a cara de desapontamento dos pais quando faz algo de errado e nenhum elogio pelas coisas bonitas que fez. O Danubio segue passando no meio do país, mostrando a sua beleza majestosa e tudo o que vêem os húngaros é: Ah que droga, agora vamos ter que fazer mais uma ponte pra passar esse rio... Poxa!

Comparando a Hungria com uma pessoa, eu diria que se parece com um velhinho chato que fica falando do passado o tempo todo, falando sobre suas doenças e problemas. Nada se ouve sobre futuro ou esperança. Momentos difíceis existem e todo mundo tem direito a dar uma choradinha lembrando algo, mas viver assim?

Estou exagerando? Um exemplo do mal humor húngaro quanto a qualquer coisa construtiva, para vocês terem idéia:

Estou olhando uma página húngara de decoração no meu face, um quarto de bebê muito lindo, com uma árvore delicada pintada na parede. Achei tão lindo que mostrei ao meu marido, que começou a ler os comentários e ficou extremamente nervoso. – O que foi amor? – pergunto eu. Ele me mostra indignado os comentários. Nenhum positivo, dezenas de comentários falando sobre os defeitos daquele quarto, gente falando coisas que não vem ao caso, apenas para criticar. Gente, não da pra ver o lado bom nunca? Elogiar?

Outro exemplo? Sentem-se pois esse é incrível.

Budapeste, aos olhos dos húngaros que não moram lá, é horrível, nojenta e impossível de se passear ou morar. Quem já visitou sabe o absurdo que é esse pensamento. Mas húngaro tem horror de Budapeste e gasta uma grana viajando pra outras capitais nas férias, sem nunca ter feito um passeio turistico na própria, talvez pra não perder a razão... Uma pena... Budapeste é simplesmente a cidade mais linda que já vi e um dos lugares mais lindos do mundo, posso afirmar. A maneira como o Danúbio a corta, as pontes, os monumentos, a vegetação, os parques... Ela é perfeita! Linda! Maravilhosa! Basta subir na Citadella e olhar pra baixo, ainda mais se for a noite. A imagem é tão linda que a vontade é de chorar e gritar: Eu amo esse país!

Como não enxergar isso?

Simples, olhando para trás, fechando os olhos para o que está a sua frente.

Futebol? Ah, eles entram em campo dizendo a seguinte frase (não é exagero): “Esperamos não perder de mais de três.” Fala sério! Como ganhar assim?

Acorda Hungria!!!

Tanto potencial, tanta beleza, tanta inteligência, tanta garra, tudo jogado fora se não olharmos para ela, se não acreditarmos nela.

Que tal parar de chorar pelo que sua terra sofreu ou fez de errado e começar a comemorar as vitórias, criar vitórias?

Enquanto o alvo for chorar, teremos mais e mais motivos para isso.

Vamos lá, húngaro, abra um sorriso pra tua terra e deixa ela ser feliz!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...